Não tem quem não aproveite o verão, seja para fazer mais exercícios, frequentar mais aquele barzinho no final da tarde ou aproveitar a família em diversos passeios. A questão é: você está aproveitando a estação de maneira saudável?
Os cuidados exigidos nessa época são muitos, alguns básicos como passar protetor solar (aliás, isso deve ocorrer durante todo o ano, mas nessa época a exigência é maior) e beber muita água. Segundo a nutricionista Dra. Anna Maria Forcelini, as alterações que o calor traz no nosso nível de energia, apetite e digestão devem ser respeitadas.  A dica dela é aproveitar os alimentos da estação, mais frescos, com frutas mais doces e atrativas e dispensar as caçarolas dos cozidos nesse momento. Listamos algumas sugestões para se manter mais saudável e disposto:

– A hidratação é muito importante. Tomar água sempre. As águas flavorizadas com limão, capim limão, hortelã, gengibre, carambola ou outras frutas também são bem-vindas.
– Alimentos ricos em gordura devem esperar, como algumas carnes e queijos. Eles deixarão você com aquela sensação pesada que não é legal.
– Iogurtes naturais e queijos brancos são ótimas fontes de cálcio.
– Peixes devem ser consumidos ao menos 3 vezes por semana.
– Alimentos alaranjados como cenoura, abóbora, damasco, manga e mamão são boas fontes de beta caroteno, aliados fortes na estação do sol.

Outra boa dica é fazer um lanchinho leve entre as refeições, com isso aproveitamos melhor os nutrientes ingeridos. Pode ser uma fruta, palitinhos de vegetais crus ou frutas secas, são boas pedidas.
E para quem abusou no carnaval, vale a pena fazer uma detox por 3 dias após a folia. “Nesses dias, precisamos prover nutrientes que auxiliam nosso fígado e rim a depurar as toxinas que o nosso organismo acumulou durante a farra, por isso chamamos de dieta detox”, salienta a Dra. Ana Maria Forcelini. Alongamentos, um copo de smoothie que contenha frutas (maçã, uva, kiwi, limão) com vegetais (couve e brócolis) e um pouco de gengibre, pela manhã vão fazer bem. No almoço e jantar, prefira as saladas e sopas leves. Não esqueça dos lanchinhos com frutas e fibras entre as refeições e principalmente, muita água.

São dicas simples que certamente tornarão seus dias de verão e pós-carnaval mais leves e saudáveis.

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