Entre os dias 25 e 28 de junho, foi realizado em Paris o maior congresso da área de Cirurgia Minimamente Invasiva, o 14° Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica, com a participação dos professores do Instituto Jacques Perissat (IJP), os doutores Marcelo Loureiro e Danielson Dimbarre.

 

“Durante estes quatro dias, tivemos a oportunidade de acompanhar os progressos da cirurgia minimamente invasiva, especialmente nas áreas de Cirurgia Robótica e do Câncer do Aparelho Digestivo. OS avanços ocorrem rapidamente, mas, ao mesmo tempo, fica claro que nosso grupo, por estar inserido também no contexto do ensino e da pesquisa na área, já se aproxima dos melhores grupos de cirurgia da atualidade”, comenta o dr. Marcelo Loureiro.

 

Segundo ele, no Brasil, ainda falta certa estrutura para colocar em prática algumas tecnologias. “No entanto, do ponto de vista técnico, muito do que apareceu como novidade já está sendo aplicado no IJP, como as grandes cirurgias para câncer e o uso das próteses mais modernas no reparo das hérnias”, diz.

 

Em um mundo onde os recursos estão ficando cada vez mais escassos, foram debatidas de forma objetiva as opções cirúrgicas mais caras, em comparação com as equivalentes com custo mais acessível, caso da cirurgia robótica.

 

“Tentando encontrar seu lugar há mais de 15 anos, hoje se reconhece que a cirurgia realizada por robôs em geral dá prejuízo, não só às fontes pagadoras, mas também aos hospitais onde os robôs estão instalados. Seus benefícios, a não ser em situações bem específicas, não conseguem ser comprovados”, explica Loureiro.

 

Já com relação à cirurgia bariátrica, o médico Daniellson Dimbarre comprova a vanguarda do IJP na utilização das técnicas que foram apresentadas no evento. “Foi reafirmada a eficácia prolongada da cirurgia de by-pass gástrico que já vem sendo praticada pelo grupo de cirurgiões do IJP há mais de 15 anos e foram debatidos novos métodos endoscópicos para tratamento dos casos de ganho de peso pós cirurgia bariátrica. Tecnologia também amplamente empregada no Instituto”, conclui.

 

No Congresso, além da confraternização com colegas e a consolidação de alianças, como o convênio com a Universidade de Montpellier, destaque para a homenagem ao professor Jacques Perissat (que dá nome ao Instituto), reconhecido como o verdadeiro pai da cirurgia laparoscópica.

 

 

Congresso Mundial_web

Na foto, o dr. Marcelo Loureiro e esposa, dr.Danielson Dimbarre com esposa e filhas e Jacques Perissat.

 

×