Uma nova técnica totalmente endoscópica para realização de desvio gastrointestinal foi apresentada no congresso americano Digestive Disease Week (Semana do Aparelho Digestivo), em Chicago, o maior congresso mundial da especialidade, com mais de 15.000 participantes.

O trabalho foi selecionado e financiado pela Sociedade Europeia de Endoscopia Digestiva e realizado na França, no Serviço de Endoscopia da Universidade de Aix-Marseille, sob o comando do Prof. Dr. Marc Barthet. Os estudos foram realizados em laboratório o qual foi possível ligar o estômago com o intestino totalmente por via endoscópica, sem a necessidade de violar a parede abdominal. Essa técnica abre a possibilidade de se realizar desvios intestinais para casos de obstrução (tumoral, por exemplo), e cirurgias bariátricas (para obesidade). Os autores destacam que a técnica é promissora pois é relativamente mais simples de ser executada.

Dr. Eduardo A. Bonin, um dos autores do estudo, comenta que “embora outras modalidades de desvio gastrointestinal totalmente endoscópicas já tenham sido descritas, nessa técnica utilizamos um modelo de prótese especial que facilita o procedimento e os resultados foram impressionantes. Estamos encaminhando um protocolo para ser aprovado na Europa para uso em humanos.”

O trabalho estará disponível na íntegra em breve em revista médica especializada.

×